quinta-feira, 25 de dezembro de 2014

Como surgiram as tradições de Natal?

Você já parou pra se perguntar de onde vieram as tradições de Natal? Por exemplo, por que enfeitamos árvores (tradicionalmente pinheiros) no natal? Ou de onde surgiu o amigo secreto? Vem comigo que eu te conto ;)

Amigo Secreto

Primeiramente, o que é o amigo secreto? Bom, amigo secreto é uma brincadeira que reúne pessoas de todas as idades para trocar presentes. Os nomes são sorteados e, na hora de trocar os presentes a pessoa descreve seu amigo secreto e os outros tentam adivinhar. A brincadeira normalmente é realizada no natal e também tem suas varições como o amigo chocolate na páscoa.

Dizem que essa tradição surgiu há muito tempo, na Grécia antiga, quando os gregos presenteavam pessoas influentes escolhidas aleatoriamente em algumas datas festivas. Outros dizem que a tradição surgiu por volta do século XVIII, pelos povos nórdicos que trocavam presentes para celebrar o pacto com deuses. Já outra versão mais recente é que a brincadeira teria surgido nos Estados Unidos por operários que queriam presentear os amigos na confraternização de fim de ano, mas nem todos eram tão amigos assim. Foi então que criaram a brincadeira onde os presenteados eram escolhidos por sorteio evitando as preferências.



O Peru de Natal

Nunca te surgiu a dúvida de por que nós comemos peru no Natal? E de onde veio esse hábito? O hábito de comer peru no Natal surgiu em Plymouth, Massachusetts, nos EUA, em 1621. Nesse ano, no Dia de Ação de Graças, serviu-se peru selvagem, criado pelos índios mexicanos, como prato principal. Os espanhóis os levaram para a Europa por volta do século 16. Nessa época eram servidos gansos, cisnes e pavões, aves nobres. O peru, além de ser mais barato, ganha peso mais facilmente. Cristóvão Colombo conheceu o peru quando chegou à América. Ele acreditava estar chegando às Índias por um novo caminho. Por isso, o peru ficou conhecido na Itália comogallo d’Índia (ou dindio/dindo); na França, como coq d’Índe ou dinde; e na Alemanha, como calecutischerhahn, numa referência a Calcutá.
Por seu excelente sabor, foi logo aceito na Europa. De tanto sucesso, em 1549, foi oferecido à rainha Catarina de Médicis, em Paris. No banquete foram servidos cem aves(70 “galinhas da Índia” e 30 “galos da Índia”). Era tão apreciado que se tornou o símbolo de alimento das grandes ocasiões.Nos Estados Unidos, o peru representou o fim da fome dos primeiros colonos ingleses que lá chegaram, e hoje é prato obrigatório no Thanksgiving, ou Festa de Ação de Graças. No Brasil a ave é apreciada desde a época colonial.
A árvore de Natal

Nas vésperas do solstício de inverno, os povos pagãos da região dos países bálticos cortavam pinheiros, levavam para seus lares e os enfeitavam de forma muito semelhante ao que faz nas atuais árvores de Natal. Essa tradição passou aos povos Germânicos. A primeira árvore de Natal foi decorada em Riga, na Letónia, em 1510.
No início do século XVIII, o monge beneditino São Bonifácio tentou acabar com essa crença pagã que havia na Turíngia, para onde fora como missionário. Com um machado cortou um pinheiro sagrado que os locais adoravam no alto de um monte. Como teve insucesso na erradicação da crença, decidiu associar o formato triangular do pinheiro à Santíssima Trindade e suas folhas resistentes e perenes à eternidade de Jesus. Nascia aí a Árvore de Natal.
Acredita-se também que esta tradição começou em 1530, na Alemanha, com Martinho Lutero. Certa noite, enquanto caminhava pela floresta, Lutero ficou impressionado com a beleza dos pinheiros cobertos de neve. As estrelas do céu ajudaram a compor a imagem que Lutero reproduziu com galhos de árvore em sua casa. Além das estrelas, algodão e outros enfeites, ele utilizou velas acesas para mostrar aos seus familiares a bela cena que havia presenciado na floresta.
Há outras versões, porém, a moderna árvore de Natal teria realmente surgido na Alemanha entre os séculos XVI e XVIII. Não se sabe exatamente em qual cidade ela tenha surgido. Durante o século XIX a prática foi levada para outros países europeus e para os Estados Unidos. Apenas no século XX essa tradição chegou à América Latina.
Ta, não dava pra resumir essa história, nem tenho palavras pra isso rs, então segue a fonte ;)
Fonte: Wikipédia
Botinhas (ou meias) na lareira

Tá, esse não é um costume dos brasileiros, mas quem nunca assistiu um desenho animado ou até mesmo um filme que se passa em outro país e viu as famosas botinhas (ou meias) que as crianças penduravam na lareira acreditando que no dia seguinte o presente estaria lá? Segundo uma lenda, São Nicolau teve conhecimento de que três moças muito pobres não podiam se casar porque não tinham dinheiro. Comovido, ele atirou moedas de ouro pela chaminé durante a noite para não ser visto. As moedas caíram dentro das meias que haviam sido postas para secar junto ao fogo da lareira, e as moças conseguiram juntar o dote.
Por esse motivo, surgiu a tradição de se colocar a meia ou o sapato na chaminé, para que na manhã do dia de Natal fossem encontrados presentes neles. Para aqueles que não possuem lareira, as janelas são ótimas substitutas.

Luzes de Natal (Pisca-piscas)

Vou confessar pra vocês que sou a louca das luzes, não posso ver uma coisa colorida piscando que já entro em estado de completa felicidade, então não acho que pisca-piscas sejam só para o natal, eu acho que eles dão um ar muito amor ao quarto, planejo uma decoração cheia de piscas que tenho aqui, mas como no meu quarto só tem uma tomada não dá pra ligar tantas coisas (sou a louca das extensões também, mas não cabe mais nenhuma aqui) então estou esperando pra ver se conseguimos puxar mais um ponto. Mas enfim, vamos a história.
Os pisca-piscas (chamados simplesmente de luzes de Natal) tornaram-se populares devido ao seu baixo custo e grande impacto visual em fachadas, jardins e árvores de Natal.Tomadas como kitsch por serem como a versão caseira das grandiosas decorações natalinas de edifícios, parques e monumentos públicos, as microlâmpadas invadem as casas dos subúrbios de várias cidades ocidentais, onde é comum haver competições que buscam premiar a casa mais iluminada. Ai que sonho viver naqueles filmes americanos com casas cheias de pisca-piscas por fora dando aquela iluminada perfeita na casa *-*

Bom pessoal, é isso, espero que tenham gostado do post. 

Um Feliz Natal a todos ♥ 

3 comentários:

  1. Nossa, muito interessante seu post. Eu mesma não conhecia o porque de todas essas tradições. Gostei bastante!

    http://www.bilhetedagarrafa.com.br

    ResponderExcluir
  2. Adorei saber como tudo surgiu \o/
    Muito bom! Beijoss =*

    www.rebastos.com.br

    ResponderExcluir
  3. O seu blog é muito fofinho!

    Olá! Você foi escolhida por ter um blog muito lindo e fofinho
    retribua a gentileza clicando aqui: http://juliana-editions.blogspot.com.br/ (siga e comente):

    Espero que gostem dos selinhos, meninas e sigam as regras ao repassar.

    ResponderExcluir